Aproveitamento de sobras

O desperdício de comida é uma coisa que me assusta. Com tanta fome que ainda persiste no mundo considero um ato criminoso deitarmos comida fora. Cada vez mais os grandes Chefes (estou a lembrar-me de Jamie Oliver, por exemplo) apostam na criatividade e fornecem-nos dicas preciosas para aproveitarmos as sobras do almoço ou do jantar.

Para evitar o desperdício, planeie as suas refeições para toda a semana. Antes de fazer a lista de compras, veja o que tem no frigorífico e no armário (ou dispensa). Verifique os prazos de validade.

Veja os ingredientes que podem ser utilizados em mais do que uma refeição. Ao fazer compras de alimentos perecíveis, limite-se a comprar apenas a quantidade que necessita. Mesmo que os produtos estejam em promoção.

O exemplo que aqui trago é feito com sobras de um cozido à portuguesa. Aproveitei as carnes e a cenoura. Piquei tudo. Depois aproveitei os restos de um pacote de batatas fritas, esmagando-as para ficarem mais parecidas com a batata palha. Misturei as batatas fritas e as carnes picadas, juntando-lhes um pacote de 200 ml de molho béchamel. Espalhei o preparado numa travessa de ir ao forno. Pincelei a superfície com um ovo. Por cima espalhei pão ralado (pode fazer em casa, utilizando pão seco que tenha sobrado).

Levei ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 25 minutos. Este foi o resultado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.