No capítulo das receitas para os mais clássicos do livro “Cozinha fácil para todos” da editora Everest, encontrei este bolo de beringelas. Não percebi muito bem porque lhe chamaram de bolo, pois não tem nada aspeto disso.
Em relação à receita original, substituí o óleo por azeite para tornar a receita mais saudável.
Aqui fica a receita original:
Ingredientes (6 pessoas):
1 cebola
2 colheres de sopa de azeite
800 g tomate em pedaços (em conserva)
1 folha de louro
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 pitada de açúcar
4 beringelas (aproximadamente 800 g)
150 g queijo parmesão
250 g mozarela
2 ramos de manjericão
Óleo para fritar
Preparação:
Descascar a cebola e picá-la fina.
Aquecer o óleo e fritar a cebola até fica transparente. Acrescentar o tomate e o louro e deixar ao lume durante 30 minutos. Retirar o louro. Temerar com sal, pimenta e açúcar.
Lavar as beringelas, cortá-las em rodelas de 1 cm de espessura, temperá-las com sal e deixá-las em água durante 10 minutos. Escorrer o mozarela e cortá-lo em cubos. Lavar o manjericão, secá-lo e partir as folhas em pedaços grandes.
Secar as beringelas com papel de cozinha. Aquecer o óleo e fritar aos poucos as beringelas em lume médio, até alourarem. Retirá-las e colocá-las sobre papel de cozinha para soltarem a gordura.
Aquecer previamente o forno a 180º C. Dispor num tabuleiro as beringelas como se fossem telhas, com o molho de tomate, o manjericão, o mozarela e o parmesão. Levar ao forno durante 40 minutos (grelha central a 160ºC).