Mais uma receita do livro “Cozinha fácil para todos” da editora Everest, que decidi experimentar. No livro, o nome da receita é tortilha de curgete, se bem que tem mais semelhanças com a fritatta italiana do que propriamente com a tortilha espanhola, uma vez que não leva batata.
Em relação à receita original, acrescentei um pouco de pimenta preta no tempero e, no final, depois de virar a fritatta na frigideira, acrescentei um pouco de queijo parmesão ralado. Ficou muito bom.
Aqui fica a receita original:
Ingredientes (4 pessoas):
600 g de curgetes pequenas
2 colheres de sopa de farinha
6 colheres de sopa de óleo
Sal q.b.
1 ramo de ervas aromáticas (usei salsa e manjericão)
6 ovos
Preparação:
Lavar as curgetes e cortá-las no sentido do comprimento em tiras de 5 mm de espessura. Polvilhá-las com a farinha- Aquecer uma colher de sopa de óleo de cada vez e fritar as curgetes de ambos os lados, durante 4-5 minutos, até alourarem; temperar com sal e escorrer sobre papel de cozinha.
Lavar as ervas aromáticas, secá-las e picar as folhas finas. Bater os ovos com as ervas e um pouco de sal.
Aquecer um pouco de óleo na frigideira em lume brando e acrescentar metade dos ovos batidos. Dispor as curgetes formando uma camada e, em seguida, adicionar o restante ovo batido. Deixar fritar durante 8- 10 minutos. Virar (colocar uma tampa plana ou um prato por cima, virar e voltar a colocar a fritatta dentro da frigideira) e deixar ao lume durante mais 5- 8 minutos. Servir partida em fatias.