O novo livro da Yammi 2 “Uma viagem pelo mundo” levou-me novamente a Itália para experimentar o Risotto alla Milanese (Risoto com açafrão).
Conta o livro que esta receita surgiu em 1574 em Milão, no casamento da filha do mestre que trabalhava nos vitrais do Duomo. Por brincadeira surge um arroz colorido com açafrão usado para criar efeitos cromáticos nos vitrais.
Esta receita é a base de outros risotos. Pode juntar outros ingredientes como cogumelos, marisco, salsichas ou legumes. Neste caso concreto, acrescentei delícias do mar para dar alguns apontamentos de cor ao prato.
Chamo a atenção para o facto de o misturador ficar manchado com o açafrão.
Aqui fica a receita original:
Ingredientes (4 pessoas):
80 g queijo parmesão
130 g cebola
60 g azeite
320 g arroz para risotto
100 g vinho branco seco
800 g água
1 cubo de caldo de legumes
5 g sal
25 g açafrão em pó
20 g manteiga
Preparação:
Coloque no copo o parmesão aos pedaços e pressione duas vezes a Função Turbo. De seguida, programe 10 segundos na velocidade 10. Reserve.
Coloque no copo a cebola aos pedaços e pressione a Função Triturar. Com a espátula, faça descer o que se acumulou nas paredes do copo.
Junte o azeite e refogue 3 minutos a 120º C na velocidade 1.
Insira o misturador sobre a lâmina.
Acrescente o arroz e o vinho e regule 5 minutos a 120º C com a Rotação Inversa na velocidade 1, inclinando o copo de mediação para promover a evaporação.
Adicione 750 g de água, o cubo do caldo e uma pitada de sal. Dilua o açafrão em 50 g de água e introduza a mistura no copo. Programe o tempo indicado na embalagem do arroz (15- 18 minutos) a 100º C com a Rotação Inversa na velocidade 1.
Junte a manteiga e envolva 30 segundos na velocidade 1 com a Rotação Inversa.
Por fim, programe 1 minuto com a Rotação Inversa na velocidade 1, e durante o funcionamento da máquina, deite o parmesão ralado pela abertura da tampa. Se necessário, termine de envolver com a espátula.
Sirva de imediato.