Mais uma receita testada do livro “É Doce, É Yammi- Sobremesas e doces portugueses”. Haverá alguém que resista a esta iguaria? Em relação à receita, recomendo apenas o uso de menos açúcar. Quem preferir os pastéis de nata mais queimadinhos, o melhor é deixar mais um pouco no forno!
Ingredientes (25 unidades):
500 g de massa folhada
350 g de açúcar
500 g de leite
250 g de água
Casca de 1 limão (só a parte amarela)
1 pau de canela
50 g de farinha de trigo
25 g de amido de milho
9 gemas (180 g)
Água para borrifar
Açúcar em pó q.b. para polvilhar
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 250º C com 40 minutos de antecedência.
Com o rolo, estenda a massa folhada de forma a ficar mais fina. Salpique com um pouco de água e enrole pelo lado mais comprido. Corte rodelas com cerca de 2 cm de espessura.
Coloque cada rodela de pé no centro de cada forma de pastel untadas com manteiga e polvilhadas com farinha e forre com a ajuda dos dedos humedecidos. Guarde no frigorífico durante 10 minutos.
Para o creme: coloque no copo o leite, a água, a casca de limão, a farinha, o amido de milho, e o pau de canela. Programe 15 minutos a 120º C com a Rotação Inversa na velocidade 1. Retire do copo, remova a casca de limão e o pau de canela e reserve.
Passe o copo por água fria e insira o misturador sobre a lâmina.
Coloque as gemas, programe 2 minutos com a Rotação Inversa na velocidade 1 e vá adicionando lentamente o líquido que reservou pela abertura da tampa.
Verta o recheio nas formas até 2/3 e leve de imediato ao forno durante 12 minutos.
Assim que retirar as natas do forno borrife-as com um pouco de água fria para parar a cozedura e sirva polvilhadas com o açúcar em pó.